Juventude estudantil participa de videoconferência sobre políticas culturais

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove, nesta quarta (18/05), videoconferência sobre o tema Políticas Culturais com a Juventude Estudantil. O evento, que acontece das 8h30 às 12h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, se propõe a reinterpretar a história e a cultura da Bahia. O secretário Osvaldo Barreto abre oficialmente o encontro. Veja a programação.

A mesa de conferencistas será composta pelo secretário da Cultura, Albino Rubim, pelo apresentador e professor Jorge Portugal, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da Uneb/Alagoinhas, Osmar Moreira, e pelo secretário do Conselho Estadual da Juventude, Vladimir Costa Pinheiro.

A temática “cultura e juventude” vem ganhando centralidade na Secretaria da Educação do Estado desde 2007, quando, por intermédio da Coordenação de Projetos Intersetoriais, executa projetos como A Arte de Contar História, Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove).

“Essas experiências em políticas culturais com a juventude estudantil, desenvolvidas na rede estadual, por meio de projetos de natureza educativa, cultural e artística, têm destacado a Bahia no cenário nacional pela atuação pioneira nos campos da educação e cultura”, avalia a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre.

Ela ressalta que tais projetos revelam, sobretudo, “a necessidade de se repensar a escola e a sua democratização, a partir das experiências criativas estudantis nos processos organizativos e educativos, levando-se em conta que o universo estudantil é um autêntico produtor da história cultural”.