Formação inicial e continuada

Os programas de Formação Continuada e Inicial promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), fazem parte do Plano Estadual de Formação dos Profissionais de Educação, que busca não só a capacitação, mas a valorização dos profissionais da educação pública do Estado. As ações de formação estão afinadas com o Plano Nacional de Formação dos Professores, do Ministério da Educação.

A Bahia é pioneira na implementação do Programa de Formação Inicial por incluir, nos seus 417 municípios, a oferta de graduação em licenciatura, nas modalidades presencial e a distância, para os professores que não possuem ou que atuam em área distinta de sua formação original.

Já os cursos de formação continuada são ofertados por meio de pós-graduação de lato e stricto sensu, seminários e videoconferências, colóquios, encontros de qualificações e oficinas. O objetivo é o de atualizar os profissionais e disseminar informações de caráter científico e cultural, com a natureza e especificidade das diversas áreas do conhecimento.

A implantação das ações de formação continuada e inicial tem seguido diretrizes descentralizadas e contextualizadas com a realidade local e do profissional, permitindo assim que mais educadores possam ter o acesso a essas formações. Também estão voltadas para a promoção da cidadania e a defesa dos direitos humanos. Os cursos oferecidos estão acessíveis a todos os professores que fazem parte das redes estadual e municipais de ensino, através do cadastro no sistema de inscrições online no Portal do Educador Baiano e da Plataforma Paulo Freire