Bairro da Paz ganha nova escola estadual

Atendendo a uma reivindicação histórica da comunidade, o Governo da Bahia entrega à população do bairro da Paz, em Salvador, a nova sede do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos. A unidade, que contou com um investimento de quase R$ 6,5 milhões, será inaugurada pelo governador Jaques Wagner no dia 27 de fevereiro.

Depois de cinco anos funcionando em uma estrutura improvisada, o novo prédio, composto de dois pavimentos, conta com 12 salas de aula, biblioteca, refeitório, laboratório de ciências e de informática e sala do grêmio, de educação física, área administrativa, quadra poliesportiva e três jardins. No ano passado, a escola atendeu a 1.555 alunos da comunidade, que possui uma população de, aproximadamente, 85 mil pessoas.

“Nossa escola está linda, parece uma universidade. Agora, todo mundo quer vir estudar aqui”, conta a diretora da unidade, Elísia Mélia Silva Santos. O colégio oferece os ensinos fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Integral, através do programa Mais Educação, e, também, o programa Escola Aberta, que abre a escola para a comunidade, durante o final de semana. O novo prédio está localizado no próprio bairro, com acesso principal pela Avenida Orlando Gomes, nº 6737.

Estudante do 2º ano, George Santos Silva, 16 anos, está na unidade desde a 5ª série e conheceu de perto as limitações da sede improvisada. “Antes, na hora do intervalo, a gente ia pegar a merenda e voltava para a sala porque não tínhamos espaço para circular. Agora, a gente conta com um pátio com jardim, quadra para jogar futebol e as salas são grandes e bem iluminadas. O prédio está uma beleza, os estudantes estão todos empolgados”, relata George.

Representante dos pais no Colegiado Escolar, José Raimundo de Souza, que tem dois filhos estudando na unidade, diz que o novo prédio vem suprir uma carência da comunidade. “Foi uma grande evolução. A escola mudou da água para o vinho. É uma bênção de Deus para os alunos. Adorei o novo prédio. Agora, resta a nós, moradores, cuidarmos e zelarmos pelo que é nosso”, diz ele, que vive no bairro há 25 anos.

Uma das lideranças comunitárias do Bairro da Paz, André Neves diz que, após uma luta muito grande, a comunidade saiu vencedora. “Outros governos anteriores não tiveram essa preocupação de abrir as portas para nós. É uma estrutura muito boa, de primeiro mundo. Comparado ao que era, é um avanço muito grande. Temos salas de aulas amplas e ventiladas e área de lazer para os estudantes. Tudo isso estimula eles a irem à escola”, diz Neves, que é ex-aluno do colégio e integra o conselho consultivo da ONG Apompaz, que atua na comunidade com ações voltadas para a educação.

Exemplo - Mesmo funcionando em um espaço improvisado, o Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos obteve, em 2009, a média 3,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ensino fundamental da 5ª a 8ª série, enquanto que, em 2007, esse número foi 2,8. Com esse resultado positivo – que só estava com projeção para ser alcançado pela escola em 2013 –, a unidade educacional superou a média estadual ao registrar o desempenho de 3,1 (ultrapassando a meta prevista de 3,0 para a Bahia). A unidade também contabilizou crescimento na taxa de aprovação, passando de 0,67 para 0,81.