Educadores discutem ações sobre participação no IDEB

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Fotos: Marçal Dutra - Ascom/Educação
Gestores e coordenadores pedagógicos de escolas do Núcleo Territorial de Educação de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26) participaram, nesta segunda-feira (22), no auditório da Secretaria da Educação do Estado, de mais uma etapa do ciclo “Diálogos pedagógicos”, com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A atividade, que teve início na segunda-feira (16), discutiu as implicações desta avaliação no processo de ensino e de aprendizagem, tendo em vista que, a partir deste ano, será censitária por unidade escolar.
 
Na oportunidade, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, falou sobre a importância deste diálogo com os gestores. “Isto é fundamental para a gente ir mantendo não só um nível de acompanhamento, mas fazendo um processo de escuta e, assim, saber quais são os problemas, quais são as condições e como é que podemos trabalhar de forma ajustada, para ir cada vez mais melhorando o papel da Secretaria junto a cada escola. O gestor da escola pode, exatamente, nos dizer qual a melhor forma para modificarmos a nossa intervenção, buscando melhorar as condições de funcionamento da escola e o eixo pedagógico, até atingir os índices de IDEB, que é fundamental para escola”, afirmou.
 
O diretor Ivan Pedreira, do Colégio Estadual Vitor Soares, em Salvador, disse que a atividade é essencial para motivar e respaldar a gestão escolar. “Hoje nós temos uma visão diferenciada. O secretário está mais próximo das escolas, comparecendo, visitando, vendo as necessidades que estamos passando, isso para gente que é gestor é um aporte maravilhoso. Sabemos que existe essa aproximação com os gestores para pensar em melhorias para o IDEB, essa preocupação com o nosso aluno de poder capacitá-lo melhor e, acima de tudo, existe a preocupação em dar melhores condições de ensino, de estrutura para a escola e, também, no aspecto pedagógico”, pontua.
 
A coordenadora de Avaliação e Indicadores da Educação da Secretaria da Educação do Estado, Fátima Medeiros, conta que os encontros deverão acontecer em todos os NTEs. “A gente vai dar continuidade aos ciclos. Esse encontro foi para informá-los sobre a necessidade da participação qualificada dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), da proposição de ações na escola, conscientizando os estudantes e professores, mobilizando todos para que tenham responsabilidade sobre a resposta que será dada nessa prova e que vai gerar uma nota para a escola. A partir daí, os gestores irão fazer um plano de ação que será acompanhado pela equipe da coordenação de avaliação”, explica.

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